ÁREA RESTRITA: Veja seu exame!
Página inicial Conheça nossa clínica Fale conosco
 
Diariamente, possuímos 4 médicos atendendo simultaneamente, nos turnos da manhã e da tarde, para que possamos cumprir os horários agendados e também atendermos os eventuais quadros emergenciais. Abaixo, nossas especialidades:
 
RPG
A Reeducação Postural Global, ou RPG, foi criada na França, pelo fisioterapeuta Phillipe Souchard. A técnica considera sistemas musculares e esqueléticos como um todo e procura tratar de forma individualizada, músculos que são de estruturas diferentes (músculos dinâmicos e estáticos). A musculatura posterior ou estática está sempre contraída para a manutenção da postura e pronta para entrar em ação. È como um carro em ponto morto: ele não está em movimento, mas está ligado e pode começar a andar há qualquer momento. Já os músculos dinâmicos, que são responsáveis pelo movimento ativo, entram em estado de relaxamento quando não estão sendo usados. Os músculos estáticos em estado patológico se retraem ou encurtam, manifestando-se pelo aparecimento dos desvios posturais.

Os desvios posturais podem ter inúmeras causas como: maus hábitos posturais ou profissionais, alterações congênitas ou adquiridas, fatores emocionais: mas seja qual for  causa, o desvio será fixado pela retração das estruturas relacionadas aos músculos estáticos, que são agrupados em um conjunto comumente chamado de cadeias musculares. Podemos pensar em nosso corpo como um quebra-cabeças, em que, se uma peça está fora do lugar, todo o conjunto se desequilibra. Assim quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e algumas peças acabam se curvando, entortando...
PILATES

Pilates é o último nome de Joseph H. Pilates, criador de um método de condicionamento físico extremamente benéfico. A prática utiliza princípios específicos para promover o equilíbrio entre o corpo e mente, desenvolvendo corpos tonificados, alongados e flexíveis. O objetivo maior do método é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão de seus corpos. Deste modo, todos poderão usá-los de forma mais eficiente, aprimorando sua performance nas atividades da vida diária e profissional.

Características do método:
- Musculatura abdominal sempre contraída
- Controle de seu corpo, mente e respiração
- Melhora da postura, levado a um correto alinhamento
- Alivia a tensão, o stress e a fadiga
- Melhora a força, a elasticidade muscular e a mobilidade articular
- Promove bem estar físico e mental
- Consciência corporal

Pilates costumava dizer: “Se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém, se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem”.

PEQUENAS CIRURGIAS

Possuímos toda infra-estrutura para realização de pequenas cirurgias.

CIRURGIAS ESPECIALIZADAS

Cirurgias do joelho, do ombro, do quadril (vídeo artroscopia e prótese)

O que é artroscopia?

Artroscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para examinar tratar lesões no interior de articulações. A artroscopia é feita com o uso de artroscópio, um tipo de endoscópio que é inserido dentro da articulação através de uma pequena incisão. Procedimentos de artroscopia podem ser feitos para avaliar ou tratar problemas ortopédicos.

A vantagem da artroscopia sobre outras cirurgias é que as articulações não precisam ser totalmente abertas. Ao invés disso, apenas duas pequenas incisões são feitas - uma para o artroscopia e outra para os instrumentos cirúrgicos. Isso reduz o tempo de recuperação da cirurgia e pode elevar a taxa de sucesso devido ao trauma menor aos tecidos conectivos. Artroscopia é especialmente usada por atletas profissionais, que freqüentemente lesionam as articulações do joelho e precisam de tempo de cura rápido. Artroscopia também produz menos cicatriz devido às incisões menores.

Os instrumentos usados na artroscopia são menores que os tradicionais. O cirurgião vê a área da articulação em um monitor e pode diagnosticar e reparar o tecido lesionado, como ligamentos e meniscos. Artroscopia é usada para articulações dos joelhos, ombros, cotovelos, pulsos, tornozelos e quadril.

A recuperação depois de uma artroscopia no joelho é bem mais rápida , a maioria dos pacientes pode retornar para casa e andar usando muletas no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. Não é incomum que atletas acima da condição física normal voltem à atividade esportiva em algumas semanas. Porém, o tempo de recuperação também depende do diagnóstico para o qual a artroscopia foi realizada, então cada caso é único e o paciente deve consultar seu médico sobre a fisioterapia.

O que é cirurgia de substituição das articulações, ou prótese?

A cirurgia de substituição de articulações remove articulação danificada e coloca uma nova. Uma articulação é onde dois ou mais ossos se encontram, como o joelho, quadril e ombro. Algumas vezes o cirurgião não remove toda a aO médico pode sugerir a cirurgia de substituição de articulação para melhorar como o paciente vive. Substituir uma articulação pode aliviar a dor e ajudar a pessoa a se movimentar e sentir melhor.

Quadril e joelhos são substituídos mais freqüentemente. Outras articulações que podem ser substituídas incluem ombro, dedos, cotovelo e tornozelo.

Como é a nova articulação ou prótese?

Uma nova articulação, chamada prótese, pode ser feita de plástico, metal, ou ambos. A prótese pode se cimentada no lugar ou não, de modo que o osso possa crescer por ela. Ambos os métodos podem ser combinados para manter a nova articulação no lugar.

As próteses cimentadas são usadas mais freqüentemente em idosos que não se movem tanto e em pessoas com ossos “fracos”. Já as próteses não cimentadas são geralmente recomendadas a pessoas mais jovens e ativas, e aqueles com boa qualidade óssea. A prótese não cimentada pode levar mais tempo para recuperação, uma vez que demora para o osso crescer e se ligar a ela. As próteses geralmente duram de 10 a 15 anos, desta forma pacientes jovens precisam ter a mesma articulação danificada substituída mais de uma vez.

O que acontece depois da cirurgia de substituição de articulação?

No caso de cirurgia de prótese no joelho ou quadril o paciente pode ser capaz de ir para casa em 3 a 5 dias. Se a pessoa for idosa ou tiver deficiências adicionais, pode ser necessário passar várias semanas no hospital antes de ir para casa.

Depois da substituição de articulação no joelho ou quadril, geralmente o paciente fica em pé ou caminha no dia da cirurgia. A pessoa pode ter alguma dor temporária na nova articulação porque a musculatura está fraca e o corpo se recuperando. A dor deve terminar em algumas semanas ou meses.

Fisioterapia pode começar no dia seguinte à cirurgia para fortalecer a musculatura ao redor da nova articulação e ajudar o paciente a recuperar a movimentação. Em caso de substituição de articulação no ombro o paciente geralmente pode começar fisioterapia no mesmo dia da cirurgia.

CIRURGIAS DA MÃO
Cirurgia da mão é uma especialidade médica que se ocupa da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias que acometem as mãos.
CIRURGIAS DA COLUNA
O tratamento cirúrgico das patologias da coluna unido à tecnologia de ponta, demonstra confiabilidade total de resultados, sejam eles através de técnicas minimamente invasivas ou não.
CIRURGIAS DO PÉ E TORNOZELO
As novas técnicas e os modernos materiais de síntese (próteses, placas, parafusos...) permitem que os cirurgiões de pé e tornozelo possam oferecer aos seus pacientes, novas possibilidades de tratamento, períodos pós operatórios mais confortáveis e menos dolorosos.
CIRURGIA INFANTIL
Como tratamento preventivo e curativo de lesões provocadas nas crianças, que devem e por isso são tratadas como crianças e não como adultos pequenos.
 
Desenvolvido por: